GUIA DA RAÇA COCKER SPANIEL INGLÊS
Origem: Inglaterra
Aptidões particulares: Cão pastor.Esperança de vida: 14 anos
Tamanho do macho: 39 – 41 cm. aprox.
Peso do macho: 13 – 15 kg aprox.
Tamanho da fêmea: 38 – 39 cm. aprox.
Peso da fêmea: 13 – 15 kg aprox.
Padrão FCI: Número 5 – Grupo 8
- Veja algumas fotos da raça Cocker Spaniel Inglês.
A RAÇA
Das raças mais populares em todo o mundo, inclusive no Brasil (entre as 10 em número de nascimentos) foi, pela 1ª vez registrado em 1893, no The Kennel Club (Inglaterra).
O pioneiro na criação da raça Cocker, como hoje é conhecido, foi o inglês James Farrow.
Ao longo dos anos, através de vários cruzamentos a aparência da raça foi se modificando em alguns aspectos.
Cão relativamente pequeno (peso em torno de 12 quilos e altura de aproximadamente 40 cm – as fêmeas são mais leves e menores) e extremamente alegre.
Cocker Spaniel inglês
Normalmente, sua cauda abana incessantemente para todos que dele se aproximam.
Originalmente cão de caça, é extremamente apegado a seu dono e aqueles que com ele convivem.
Paciente e devotado, é ideal para crianças. Robusto e ágil, aprecia exercícios, corridas, brincadeiras, piscinas e lagos; mas, também, é companheiro tranqüilo e acomodado.
Essa versatilidade explica sua popularidade.
Muito guloso, não oferece dificuldades para alimentação.
São várias as cores de sua pelagem, que se dividem em duas variedades:
Part-colours: (duas ou três cores, uma obrigatoriamente branca) branco e preto, branco e laranja, azul ruão, laranja ruão, tricolor, etc.
Sólidos: (Normalmente uma só cor) preto, dourado, etc.
Como regra geral os cruzamentos devem ser feitos apenas entre cães da mesma variedade.
PADRÃO DA RAÇA
APARÊNCIA GERAL:
Alegre, robusto, próprio para caça, bem balanceado e compacto, medindo aproximadamente o mesmo da cernelha ao chão, como da cernelha à inserção de cauda.
CARACTERÍSTICAS:
De natureza alegre, com a cauda em movimento incessante e com uma ação típica cheia de energia, principalmente quando segue o rastro sem medo de penetrar em esconderijos densos.
TEMPERAMENTO:
Meigo, afetuoso, cheio de vida e exuberante.
CABEÇA E CRÂNIO:
Focinho bem quadrado, com o “stop” bem marcado, situado a meia distância entre a ponta do nariz e o occipital. Crânio bem desenvolvido, nitidamente cinzelado, nem muito afilado, nem muito grosseiro. Os ossos da face não devem ser proeminentes. Nariz suficientemente largo para favorecer a capacidade do faro.
OLHOS:
Cheios, porém não proeminentes. Marrons escuros ou marrons, jamais claros, porém, em casos de cães de cor fígado e branco, os olhos são cor de avelã escura, em harmonia com a pelagem; com expressão de inteligência e meiguice, porém alerta, esperta e alegre. Pálpebras bem ajustadas.
Foto: Cocker Spaniel Inglês filhotes
CORES:
Várias. Nas cores sólidas não é permitida a cor branca a não ser no peito.
ORELHAS:
Lobulares, de inserção baixa, ao nível dos olhos. Couro refinado estendendo-se até a ponta do nariz. Bem cobertas por pelos longos, lisos e sedosos.
BOCA:
Mandíbulas fortes, com uma perfeita, regular e completa mordedura em tesoura, isto é: os dentes superiores sobrepassam ligeiramente os dentes inferiores e são implantados em ângulo reto com as mandíbulas.
PESCOÇO:
De comprimento moderado, musculoso. Inserido elegantemente em ombros bem inclinados. Garganta limpa (sem barbelas).
ANTERIORES:
Ombros bem inclinados e elegantes. Pernas com boa ossatura e retas, suficientemente curtas para concentrar força, mas não tão Curt as a ponto de interferir com o tremendo esforço esperado deste magnífico cão de caça.
CORPO:
Forte e compacto. Peito bem desenvolvido e antepeito profundo, nem muito largo nem muito estreito na frente, costelas bem arqueadas. Lombo curto e largo. Linha superior firme e reta, suavemente inclinada, descendente do final do lombo à raiz da cauda.
Filhote de Cocker Spaniel Inglês
PÉS:
Firmes, com almofadas grossas como as de gato.
POSTERIOR:
Largos e arredondados e muito musculosos. Pernas com boa ossatura. Joelhos bem angulados. Jarretes curtos, favorecendo maior propulsão.
CAUDA:
Inserida ligeiramente abaixo da linha do dorso. Deve ser alegre em movimento e portada horizontalmente, nunca para cima. Normalmente amputada, porém não muito curta nem muito comprida, a ponto de interferir na sua ação incessante e alegre quando em trabalho.
ANDADURA/MOVIMENTAÇÃO:
Andadura fácil, com grande propulsão e boa cobertura de solo.
PELAGEM:
Pelo liso, textura sedosa, jamais duro ou ondulado, não muito abundante e nunca crespo. Boas franjas nos anteriores, corpo e posteriores acima dos jarretes.
TAMANHO:
Altura aproximada: Machos: 39 a 41 cm e Fêmeas: 38 a 39 cm. Peso aproximado: 13 a 15 quilos.
FALTAS:
Qualquer dos pontos acima deve ser considerado como uma falta e a sua gravidade deve estar na exata proporção com a sua intensidade.
Informações extraídas do Canil Arcanos.
Para adquirir filhotes acesse:
Nenhum comentário:
Postar um comentário