quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Spaniel Bretão

Altura: Macho: de 48cm a 50cm
Fêmea: de 47cmcm a 49cm
Peso: Macho: de 15kg a 18kg
Fêmea: de 14kg a 15kg
Grupo: Grupo 7 – Cães de aponte continentais
Funções: Companhia e caça
Grau de atividade: Moderado
Pêlo: Semi-longo, fino, tendendo ao liso ou ligeiramente ondulado.
Cor: Branca e laranja, branca e marrom, branca e preta, tricolor (branco, preto e fogo) ou ruão (pêlos coloridos misturados no branco)
Nome de origem: Epagneul Bréton
País de origem: França
Registro FCI: 95
O spaniel Bretão, também conhecido como “Brittany” deve seu nome à região da “Bretanha” localizada no Norte da França. Estes cães eram criados desde a idade média para a caça de aves e é descendente do “Cão de Oysel”, uma variedade de cão desenvolvida na região de Callac, no centro da Bretanha, provavelmente aparentada com raças de perdigueiros alemães. Os cães de Oysel existentes na região foram cruzados com raças de cães de caça inglesas, como os pointers, setters e springers que foram deixados na França por caçadores ingleses principalmente no século XIX. A partir daí o brittany foi cada vez mais aperfeiçoado pelo criadores locais que apresentaram a raça pela primeira vez em 1896 em Paris e escreveram o seu primeiro padrão em 1908.

O spaniel bretão é um excelente caçador, possui um excelente olfato e desempenha as funções de apontador (pointer) e de recolhedor da presa (retriever) e caça bem em praticamente todos os tipos de terreno. Além disto, um outro diferencial da raça é seu tamanho reduzido, o spaniel bretão é a menor raça de cão de aponte reconhecida, seus adimiradores costumam dizer sobre ela:
Leia Mais…

Nenhum comentário:

Postar um comentário